Artigo

A Constituição empolgante

"Nós, brasileiros, cometemos um equívoco tremendo em nos empolgar demais com a Constituição de 1988. Tudo vem de lá, como os valores democráticos. O texto é perfeito, mas nós nos esquecemos que as palavras, por si só, não mudam a realidade concreta. O Brasil é o que nós estamos vendo. Uma população despolitizada, que não tem rumo, não sabe o que fazer da vida. As grandes regiões metropolitanas, que poderiam ser centros de explosão social, hoje são puro conformismo. O Wilson das Neves, grande baterista, tinha uma música falando do 'dia em que o morro descer e não for carnaval'. Eu estava ouvindo essa música esses dias e pensando."

Diferente
"O morro, quando desce, é carnaval. E olhe lá, porque o samba nem é mais o elemento dominante. É o funk, é o rap. Achei que 2022 nos mostraria um Brasil diferente. Estava errado."

Professor
O trecho acima é abertura da entrevista do historiador Marco Antônio Villa, professor aposentado da Universidade São Carlos (SP). (Revista Crusoé/Mare Clausum Publicações Ltda.)

Ceilândia
A primeira-dama Michelle Bolsonaro votou na manhã de domingo na cidade-satélite de Ceilândia, no Distrito Federal, com uma camiseta com a bandeira de Israel. Argumentos bíblicos.

Boas vindas
O presidente Jair Bolsonaro recebeu ontem dirigentes e jogadores do Flamengo, campeões da Libertadores da América no sábado. Tirou foto erguendo o troféu. Sorrisos.

Convocação
O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, reuniu-se com o diretor da PRF, Silvinei Vasques, após ter o intimado a comparecer ao TSE na tarde de domingo.

Motivo
As operações realizadas pela Polícia Rodoviária Federal, especialmente no Nordeste, "que poderiam atrasar ou até mesmo impedir eleitores de chegar às sessões eleitorais e votar."

EUA/Europa
Com longas filas pontuais, embaixadas e consulados fizeram mudanças nos locais de votação e tiveram um trabalho mais tranquilo no segundo turno. O número de voluntários aumentou.

Aumento
Mais de 697 mil brasileiros puderam votar no exterior, em 181 cidades com locais de votação, em mais de 70 países. Houve um aumento de 39,2% em relação a 2018.

Apuração
Fiquei colado na poltrona com os votos apurados estampados nas telas de TVs, celulares, computadores, mapas, números e percentuais. Apertei meu cinto de segurança mental.

Manivela
E dizer que fiz apuração de votos no Diário Popular com as inovadoras maquininhas Facit, nas quais a manivelada pra frente e pra trás faziam surgir os números. Quem diria.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Amizade: Kafka e Brod

Próximo

Conexões

Deixe seu comentário